skip to Main Content
COAF – O Que é E Como Ele Impacta Sua Factoring?

COAF – O que é e como ele impacta sua factoring?

COAF – Não Pague O Pato Por Garantir A Ceia!

Entenda como funciona o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) e como ele impacta a atividade da sua factoring!

Como bem sabemos, por mais que empreender com uma empresa de fomento mercantil possa trazer bons lucros a você, existem muitas regras e fiscalizações que garantem que esse modelo de negócio não ultrapasse uma linha “tênue” entre securitização de ativos e atividades financeiras.

Contudo, por mais que a regularização dessa atividade seja realizada pela ANFAC, – e você pode ver mais sobre esse assunto em nossa postagem: ANFAC – O que é e qual a sua importância para as Factorings? – ainda assim, existem outros órgãos que ficam com olhos bem atentos para que você não passe da “linha”.

Sendo assim, para que você não pague esse “pato” – que pode chegar a custar até R$ 20 milhões – por simplesmente querer garantir a ceia de quem busca por seus serviços, entenda agora mesmo como funciona a fiscalização do COAF e como uma contabilidade especialista em fomento mercantil pode te ajudar!

Confira Nossas Especialidades Gif - Contabilidade na Vila Mariana - SP | Tributus Contabilidade

Mas, primeiro, o que é COAF?

COAF é a sigla para Conselho de Controle de Atividades Financeiras. Como o nome sugere, esse é o órgão que fica responsável pela fiscalização das atividades e obrigações legais desse setor, tendo como objetivo o combate à lavagem de dinheiro e demais irregularidades das empresas e personalidades políticas do país.

Provavelmente, você já deve ter escutado esse nome nos jornais – e se já atuou em banco, sabe como ele atua, junto ao BACEN.

Para saber mais sobre o BACEN e a sua fiscalização, acesse a nossa postagem: BACEN – O que é e qual seu impacto para minha factoring?

Como funciona a fiscalização do COAF para factorings

A fiscalização do COAF é determinada pela Carta-Circular nº 1, de 1º de dezembro de 2014, que determina todos os procedimentos que devem ser adotados por pessoas físicas e jurídicas que estejam submetidas à regularização deste Conselho.

Sendo assim, fica a cargo da empresa realizar o devido cadastro de suas informações no COAF, possibilitando que a mesma seja fiscalizada.

As regras para o cadastro no COAF

O cadastro no COAF deve ser realizado em um prazo de até 90 dias após a sua abertura, sendo necessário informar:

  • O contato do administrador, nome e CPF;
  • Razão Social e Nome Fantasia;
  • CNPJ;
  • Número de telefone do negócio;
  • Atividade econômica;
  • Data de início das atividades de fomento mercantil;
  • Número e disposições das filiais no ano anterior;
  • Número de clientes no ano anterior;
  • Receita bruta do ano anterior.

O cadastro deve ser realizado através do site: SISCOAF.

A penalidade pela falta de cadastro

De acordo com o artigo 12 da Lei nº 9.613/98, os administradores que deixarem de cumprir com as suas obrigações –  que envolve tanto o cadastro quanto a atualização das informações – podem pagar até R$ 20 milhões.

Como uma contabilidade pode te ajudar

Nós, da Tributus Contabilidade, somos especialistas em empresas de fomento mercantil e, por isso, conhecemos os detalhes e segredos por trás da abertura e regularização do seu negócio.

Assim, podemos fazer com que você se mantenha sempre em regularidade e pagando o mínimo de impostos possíveis.Portanto, caso queira saber mais sobre os nosso serviços e as nossas soluções, acesse agora mesmo a nossa página: Contabilidade para Factoring!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Tributus?

Somos uma Empresa Contábil em São Paulo, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @grupotributus

Sucesso e até logo.

Assine nossa Newsletter

Summary
COAF – O que é e como ele impacta sua factoring?
Article Name
COAF – O que é e como ele impacta sua factoring?
Description
Entenda como funciona o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) e como ele impacta a atividade da sua factoring!
Author
Publisher Name
Tributus
Publisher Logo
This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top