Fluxo De Caixa Como Aumenta O Lucro Da Minha Farmacia Ou Drogaria – Contabilidade Na Vila Mariana – SP | Tributus Contabilidade

Fluxo de caixa – Compreenda como funciona e como pode auxiliar na lucratividade de sua farmácia ou drogaria

Você controla os registros de entrada e saída de recursos da sua farmácia ou drogaria? Saiba que o controle do fluxo de caixa é de extrema importância para o sucesso do negócio.

Especialmente para farmácias, um bom fluxo de caixa otimiza a gestão de estoque. Afinal de contas, você não quer que seus clientes cheguem a drogaria e não encontrem determinado medicamento, não é?

Não há como escapar: você precisa organizar as finanças caso deseje melhorar o desempenho financeiro da farmácia.

Tem dúvidas? Então continue lendo e saiba como o fluxo de caixa influencia positivamente nas oportunidades de lucro da farmácia.

Boa leitura!

O que é fluxo da caixa?

De maneira simplificada, o fluxo de caixa é o controle de todos os valores que saem e entram no caixa da sua drogaria. 

Apesar de o ideal ser realizar o acompanhamento das informações através de softwares específicos, é possível organizar os lançamento de forma manual, via planilhas de Excel.

Este controle está atrelado a uma boa gestão estratégica. Quando não há a análise correta do fluxo, é comum que as decisões do negócio não sejam tomadas de forma assertiva – comprometendo, assim, seu desempenho financeiro.

Apesar de existir a possibilidade de realizar o fluxo de caixa no modo semanal, quinzenal, mensal ou trimestral, por exemplo, o ideal é que os dados sejam levantados diariamente, ao final de cada expediente ou no início do próximo.

Dentre as consequências de não controlar o fluxo de caixa da sua farmácia estão o uso descontrolado de valores, investimentos inviáveis, compras que excedem os valores disponíveis, pagamentos de fornecedores com juros e multas, dentre outros.

Confira Nossas Especialidades

Benefícios de realizar um bom fluxo de caixa na farmácia

Listamos a seguir as principais vantagens de controlar cada uma das entradas e saídas da sua drogaria. Veja só!

Previsão financeira

O ponto alto das finanças da uma farmácia é a possibilidade de visualizar, a curto, médio e longo prazo, todas as oportunidades de lucro. 

E é exatamente esta uma das grandes vantagens do fluxo de caixa: realizar uma previsão financeira que norteia os planos e ações do negócio, seja a abertura de uma nova filial, a expansão física do estabelecimento ou a aquisição de estoque. 

Gestão do estoque

Um bom fluxo de caixa contribui para a gestão inteligente do estoque. 

Se você não possui uma previsão financeira, não há como saber quanto você poderá investir em cada tipo de produto. Sendo assim, poderá adquirir itens que ficarão presos no estoque e resultarão em mais custos. 

Um bom exemplo são os produtos da curva C, aqueles que permanecem por longos períodos no estoque – e representam, no máximo, 5% das vendas.

Um fluxo de caixa bem realizado permite a compra consciente de um estoque que se movimenta e não gera prejuízos.

Compromisso com fornecedores

O sucesso de qualquer negócio, inclusive das drogarias, está atrelado ao pagamento pontual dos fornecedores. E, neste ponto, o fluxo de caixa é figura principal. 

Tendo em mãos a previsão financeira da drogaria, seja para aquela semana, mês ou trimestre, fica mais simples de planejar para pagar os fornecedores nas datas acordadas, evitando a incidência de juros e multas.

Mais possibilidades para os clientes

Com as finanças da drogaria saudáveis, a farmácia possui mais fôlego para estender os prazos para pagamento dos clientes. Lembre-se que um negócio que vive sempre na berlinda deve, obrigatoriamente, priorizar pagamentos a vista e a curtíssimo prazo. Afinal, quanto mais rápido o dinheiro estiver disponível, melhor.

Agora que você descobriu o que é fluxo de caixa, conte-nos: as entradas e saídas da sua drogaria estão organizadas? Deixe seu comentário!

E se restou alguma dúvida entre em contato conosco!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Tributus?

Somos uma Empresa Contábil em São Paulo, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @grupotributus

Sucesso e até logo.

Assine nossa Newsletter

Summary
Fluxo de caixa - Como aumenta o lucro da minha farmácia ou drogaria
Article Name
Fluxo de caixa - Como aumenta o lucro da minha farmácia ou drogaria
Description
Você controla os registros de entrada e saída de recursos da sua farmácia ou drogaria? Saiba que o controle do fluxo de caixa é de extrema importância para o sucesso do negócio. Especialmente para farmácias, um bom fluxo de caixa otimiza a gestão de estoque. Afinal de contas, você não quer que seus clientes cheguem a drogaria e não encontrem determinado medicamento, não é? Não há como escapar: você precisa organizar as finanças caso deseje melhorar o desempenho financeiro da farmácia. Tem dúvidas? Então continue lendo e saiba como o fluxo de caixa influencia positivamente nas oportunidades de lucro da farmácia.
Author
Publisher Name
Tributus
Publisher Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat