skip to Main Content
Controle Financeiro Empresarial Para Indústria Têxtil – Tenha Maior Previsibilidade Na Gestão Dos Seus Números

Controle financeiro empresarial para indústria têxtil – Tenha maior previsibilidade na gestão dos seus números

Vender é um dos pontos base mais importantes de uma empresa! Mas para vender, também é preciso ter controle financeiro empresarial, do contrário, você facilmente pode perder-se no meio de tantas necessidades da indústria têxtil. 

Nesse sentido de controle financeiro para indústria têxtil, deve ser frisada a importância de serem feitos relatórios gerenciais que permitam maior organização e entendimento da real situação do negócio.

De forma geral, a gestão financeira que tem total associação com o controle financeiro, tem a ver com:

  • Preço da venda.
  • Custos e despesas, seja com investimentos ou renovação tecnológica.
  • Escala, ponto de equilíbrio e margem de contribuição.
  • ROI – retorno sobre o investimento.

A chave do sucesso para o controle financeiro, sintetizando em palavras e ações, se resume nesse composto. 

Então, o que observar para gerar maior controle financeiro na sua indústria têxtil?

  • Análise dos gastos da companhia: aqui são separados 3 tipos de gastos, são eles: investimentos, custos e despesas.  Cada um deve ser elencado adequadamente para se fazer entender a ordem das suas demandas internas e gerenciais.
  • Gestão de custos: aqui nesse ponto, precisamos alertá-lo que ao nos referirmos a “custos”, falamos integralmente daqueles fixos, dos variáveis e daqueles que surgem eventualmente. 
  • Preço da venda dos seus materiais: se você não possui, e nem sabe fazer uma boa precificação, com certeza terá sérios problemas e prejuízos. 

É do faturamento dessas matérias que você tem como manter seu negócio funcionando, certo? E nem todo capital que entra significa lucro, por isso você deve contar com uma contabilidade que possa te ajudar nesse, e em muitos outros sentidos do seu negócio.

Ponto de equilíbrio e a margem de contribuição de uma indústria têxtil

Vale salientar que não basta somente colocar o preço nos produtos e pronto. O valor de retorno deve ser suficiente para cobrir todos os seus gastos, e muitas vezes, o empreendedor, por desconhecimento, não entende quais são os custos que incidem ao seu negócio. 

Ou seja, não dá para confundir gato com lebre, certo? – Apenas uma analogia para que você esteja atento a tudo, do contrário, se perderá facilmente e isso não pode acontecer!

Portanto, o ponto de equilíbrio será representado pelo volume de vendas realizado em sua totalidade, para que assim, seja gerada uma receita compatível aos custos da indústria. 

Contabilidade Para Comercio De Roupas - Contabilidade na Vila Mariana - SP | Tributus ContabilidadePowered by Rock Convert

Retorno sobre investimento na indústria têxtil 

Principalmente nos primeiros anos da existência de uma indústria desse segmento, é comum que muitos investimentos sejam feitos, como:

  • Renovação da planta fabril.
  • Agregação de tecnologia.
  • Compra de máquinas.

É aí que incia a questão de ter o ROI, retorno sobre investimento aplicado.

E neste momento, novamente, é necessário frisar  a importância de estar atento aos cálculos, para que tudo esteja alinhado dentro do melhor, afinal de contas, existe um tempo de retorno, e ele precisa ser respeitado para que sua empresa esteja com saldo positivo.

Fluxo de caixa da indústria têxtil 

E por último , mas não menos importante, vem o fluxo de caixa, que é o mantenedor do negócio sustentável e ativo. Para entender o fluxo de caixa de seu negócio, você precisa entender todos os detalhes de entradas e saídas. E nesse sentido, é necessário muito controle.

Confira Nossas Especialidades Gif - Tributus

 

Você está fazendo isso?

Bom, nós somos uma contabilidade especializada em indústria têxtil, e podemos te ajudar com a definição de melhores tributações, reduções de custos e maior rentabilidade.

Vamos conversar?

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Tributus?

Somos uma Empresa Contábil em São Paulo, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @grupotributus

Sucesso e até logo.

Assine nossa Newsletter

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top