skip to Main Content
Controle Financeiro Empresarial Para Indústria Têxtil – Tenha Maior Previsibilidade Na Gestão Dos Seus Números

Controle financeiro empresarial para indústria têxtil – Tenha maior previsibilidade na gestão dos seus números

Vender é um dos pontos base mais importantes de uma empresa! Mas para vender, também é preciso ter controle financeiro empresarial, do contrário, você facilmente pode perder-se no meio de tantas necessidades da indústria têxtil. 

Nesse sentido de controle financeiro para indústria têxtil, deve ser frisada a importância de serem feitos relatórios gerenciais que permitam maior organização e entendimento da real situação do negócio.

De forma geral, a gestão financeira que tem total associação com o controle financeiro, tem a ver com:

  • Preço da venda.
  • Custos e despesas, seja com investimentos ou renovação tecnológica.
  • Escala, ponto de equilíbrio e margem de contribuição.
  • ROI – retorno sobre o investimento.

A chave do sucesso para o controle financeiro, sintetizando em palavras e ações, se resume nesse composto. 

Então, o que observar para gerar maior controle financeiro na sua indústria têxtil?

  • Análise dos gastos da companhia: aqui são separados 3 tipos de gastos, são eles: investimentos, custos e despesas.  Cada um deve ser elencado adequadamente para se fazer entender a ordem das suas demandas internas e gerenciais.
  • Gestão de custos: aqui nesse ponto, precisamos alertá-lo que ao nos referirmos a “custos”, falamos integralmente daqueles fixos, dos variáveis e daqueles que surgem eventualmente. 
  • Preço da venda dos seus materiais: se você não possui, e nem sabe fazer uma boa precificação, com certeza terá sérios problemas e prejuízos. 

É do faturamento dessas matérias que você tem como manter seu negócio funcionando, certo? E nem todo capital que entra significa lucro, por isso você deve contar com uma contabilidade que possa te ajudar nesse, e em muitos outros sentidos do seu negócio.

Ponto de equilíbrio e a margem de contribuição de uma indústria têxtil

Vale salientar que não basta somente colocar o preço nos produtos e pronto. O valor de retorno deve ser suficiente para cobrir todos os seus gastos, e muitas vezes, o empreendedor, por desconhecimento, não entende quais são os custos que incidem ao seu negócio. 

Ou seja, não dá para confundir gato com lebre, certo? – Apenas uma analogia para que você esteja atento a tudo, do contrário, se perderá facilmente e isso não pode acontecer!

Portanto, o ponto de equilíbrio será representado pelo volume de vendas realizado em sua totalidade, para que assim, seja gerada uma receita compatível aos custos da indústria. 

Retorno sobre investimento na indústria têxtil 

Principalmente nos primeiros anos da existência de uma indústria desse segmento, é comum que muitos investimentos sejam feitos, como:

  • Renovação da planta fabril.
  • Agregação de tecnologia.
  • Compra de máquinas.

É aí que incia a questão de ter o ROI, retorno sobre investimento aplicado.

E neste momento, novamente, é necessário frisar  a importância de estar atento aos cálculos, para que tudo esteja alinhado dentro do melhor, afinal de contas, existe um tempo de retorno, e ele precisa ser respeitado para que sua empresa esteja com saldo positivo.

Fluxo de caixa da indústria têxtil 

E por último , mas não menos importante, vem o fluxo de caixa, que é o mantenedor do negócio sustentável e ativo. Para entender o fluxo de caixa de seu negócio, você precisa entender todos os detalhes de entradas e saídas. E nesse sentido, é necessário muito controle.

Confira Nossas Especialidades Gif - Tributus

 

Você está fazendo isso?

Bom, nós somos uma contabilidade especializada em indústria têxtil, e podemos te ajudar com a definição de melhores tributações, reduções de custos e maior rentabilidade.

Vamos conversar?

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Tributus?

Somos uma Empresa Contábil em São Paulo, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @grupotributus

Sucesso e até logo.

Assine nossa Newsletter

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top