skip to Main Content
Contabilidade Industrial – Entenda O Que é E Como Funciona!

Contabilidade industrial – Entenda o que é e como funciona!

Entenda como a contabilidade industrial pode mudar todo o panorama da sua empresa e fazê-la evoluir de maneira sensacional!

Implementar e fazer um boa gestão empresarial é um tarefa complicada que atinge todos, absolutamente todos, os empresários – e, acredite, o porte empresarial não importa. Afinal de contas, a boa gestão é uma necessidade!

No entanto, há diversas questões que incidem diretamente sobre um bom processo  de gestão. Sendo assim, fragmentá-los é, sem dúvida alguma, a melhor forma de encontrar maneiras mais simples para entender cada um dos pontos.

Dessa maneira, para podermos auxiliar a implementação dos processos de gestão da sua empresa, resolvemos explicar, hoje, um pouco mais sobre a contabilidade industrial ou, como é comumente chamada, contabilidade de custos.

Preparado para descobrir novas formas de colocar o seu negócio no caminho do sucesso? Então, fique conosco até o final e boa leitura! 

Confira Nossas Especialidades

O que é a contabilidade industrial?

A contabilidade industrial, contabilidade analítica ou contabilidade de custos ganhou forças durante a Revolução Industrial com o foco de deixar de lado a preocupação com os estoques e passar a entender os custos inclusos à produção. 

Pouco importa se você a conhece como contabilidade industrial ou como contabilidade de custos, o objetivo dessa vertente contábil continuará sendo o mesmo: potencializar a gestão empresarial a partir da identificação e entendimento dos custos envolvidos na oferta de determinado produto/serviço.

Sendo assim, podemos considerar a contabilidade industrial como sendo uma grande aliada de todos aqueles que precisam – e querem – implementar uma boa gerência empresarial. 

Através dela é possível compreender os custos que envolvem a produção de um determinado produto final e, partindo dessa informação, encontrar o ponto de equilíbrio financeiro para, assim, definir o valor que será praticado em mercado para o produto/serviço em questão.

Como funciona a contabilidade industrial?

A contabilidade industrial pode ser dividida em duas vertentes: a contabilidade de custos de serviços e a contabilidade de custos industriais (produção).

Contabilidade de custos de serviços

Essa ferramenta tem por objetivo entender os custos que permeiam o desenvolvimento de um determinado serviço. 

Exemplo: sua empresa oferece o serviço de limpeza de piscinas. Há a necessidade de entender quais são os custos incidentes à sua atuação para então poder definir o preço a ser cobrado do cliente final. 

Sendo assim, podemos considerar as seguintes representações de custos:  

  • Serviços de Terceiros (ST): são os custos utilizados para a contratação de outra pessoa ou empresa para o desenvolvimento do serviço por completo ou parte dele;
  • Materiais Diretos (MD): materiais necessários para o desenvolvimento do serviço;
  • Mão de obra direta (MOD): salários dos funcionários que vão realizar o serviço;
  • Custos gerais do serviço (CGS): custos que permeiam o funcionamento da empresa mas que devem ser considerados no valor final do serviço.

Contabilidade de custos industriais

O conceito de contabilidade de custos industriais não difere do conceito geral. Contudo, é necessário atentar-se ao fato de que, neste caso, algumas nomenclaturas passam por diferenciações.  

  •  Materiais Diretos (MD): todos os custos com materiais necessários para o desenvolvimento e fabricação do produto;
  • Mão de obra direta (MOD): salários e encargos com os empregados que compõem a linha de produção;
  • Custo Indireto de Fabricação (CIF): custos indiretos que não são exatamente aqueles envolvidos no processo de produção. Ou seja, a depreciação das máquinas, energia, materiais indiretos, entre outros.

Como visto, quando bem utilizada, e gerida de forma correta, a contabilidade industrial pode ser uma grande aliada do empreendedor, levando até sua empresa muito mais saúde financeira e possibilidades de crescimento.

E então, o que das informações? Caso tenha alguma dúvida ou opinião, entre em contato conosco!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Tributus?

Somos uma Empresa Contábil em São Paulo, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @grupotributus

Sucesso e até logo.

Assine nossa Newsletter

Summary
Contabilidade industrial - Entenda o que é e como funciona!
Article Name
Contabilidade industrial - Entenda o que é e como funciona!
Description
Entenda como a contabilidade industrial pode mudar todo o panorama da sua empresa e fazê-la evoluir de maneira sensacional!
Author
Publisher Name
Tributus
Publisher Logo
This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top