skip to Main Content
O Que é E Como Abrir Uma Factoring?

O que é e como abrir uma factoring?

Você sabe o que é factoring?

O empresário que pretende abrir uma factoring nos tempos atuais, quando a crise econômica ainda está batendo em todas as portas, consegue uma grande oportunidade para montar uma empresa de sucesso, com boas perspectivas de lucratividade.

Abrir uma factoring significa criar uma empresa para atender aquelas que precisam de dinheiro imediatamente, já que vendem a prazo e não podem esperar o vencimento de suas duplicatas. A factoring é responsável pela compra de um título ou de um cheque, adiantando para a empresa os valores que ela tem a receber.

Entendendo como funciona uma factoring

É importante para o empresário entender como funciona uma empresa nesse modelo antes de abrir uma factoring. Normalmente, se pensa que o serviço prestado pela factoring é o mesmo de um agiota, embora uma coisa nada tenha a ver com a outra.

Existem, sim, agiotas que montam uma empresa de factoring para oferecer, além dos serviços legais, empréstimos com juros abusivos, o que é proibido legalmente, sendo passível de processos judiciais.

Para abrir uma factoring é preciso entender que o objetivo não é conceder empréstimos, mas sim fazer a compra de títulos financeiros, trabalhando exclusivamente para pessoas jurídicas.

Os serviços prestados por uma factoring são legais, sendo praticados para fazer a compra de títulos das empresas por um valor abaixo do apresentado, dentro de regras estabelecidas pela legislação.

Dessa forma, abrir uma factoring não significa abrir uma instituição financeira. A factoring é uma empresa com atividade mista, regida pelo instituto de direito mercantil, só podendo trabalhar com pessoas jurídicas.

A atividade da factoring é fazer a compra de títulos de créditos ou de direitos de uma empresa, cobrando valores ajustados em contrato, recebendo sua remuneração da diferença entre o valor da compra e do recebimento.

Em resumo, ao abrir um factoring, o empresário está trabalhando com a prestação de serviços de compra de créditos, operando com recursos próprios e não oferecendo riscos à empresa contratada, tornando-se responsável pela cobrança de seus clientes.

Como é o mercado de factoring no Brasil

Abrir uma factoring se mostra como uma alternativa para uma empresa de futuro promissor. A estimativa é que os negócios de factoring movimentem 1,3 trilhão de Euros no mundo todo. Somente no Brasil, a movimentação é de 29,6 bilhões de reais todos os anos.

No país, é comum a procura por serviços de factoring. A possibilidade de vender títulos a receber, pagando um pouco por isso a uma empresa de factoring faz com que as empresas possam se capitalizar, garantindo a manutenção de suas atividades.

Investimento necessário para abrir uma factoring

Naturalmente, para abrir uma factoring, é necessário que o empreendedor tenha capital para investir. Para o início de suas atividades, uma factoring pode precisar de valores entre 150 e 200 mil reais, computando-se capital de giro, investimentos com estrutura e funcionários.

Contudo, o retorno financeiro estimado por mês pode chegar a percentuais entre 15 a 20% do valor aplicado. Evidentemente, esse percentual é uma média, que pode variar dependendo da clientela e do tino comercial do empreendedor.

Abrir uma factoring exige, basicamente, uma sala com material de escritório e equipamentos (computadores, impressora, mesas e cadeiras), além de uma sala reservada para reuniões com os clientes.

A partir do momento em que o empreendedor abrir uma factoring, o empresário deverá apresentar seus serviços a empresas de sua região, procurando empresas que tenham necessidade de capital e que vendam seus produtos e serviços a prazo. Basta, portanto, negociar com essas empresas e comprar seus títulos de crédito, fazendo o trabalho de cobrança na data do vencimento dos mesmos.

Abrir uma factoring, principalmente em tempos de crise, é criar uma empresa que já possui um grande potencial de clientes. A factoring que tenha base no mercado, que trabalhe com seriedade e com comprometimento com seus clientes, rapidamente se tornará uma referência no mercado, já que os empresários procuram agilidade e discrição para levantar o capital necessário para a continuidade de seus próprios negócios.

É importante que o empreendedor, antes de abrir uma factoring, procure um contador especializado em empresas com esse tipo de atividade. As obrigações exigidas para a abertura de uma factoring são diferentes de qualquer empresa comercial, exigindo atenção a detalhes para sua legalização.

Seja diferente, inove, evolua, escreva-se em nossa newsletter !

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Se ainda tiver dúvidas, entre em contato com a Tributus. Será um prazer lhe atender!

Até a próxima.

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Tributus?

Somos uma Empresa Contábil em São Paulo, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @grupotributus

Sucesso e até logo.

Assine nossa Newsletter

This Post Has 4 Comments
    1. Olá,

      Estamos muito felizes que tenha gostado das postagens em nosso blog, nosso conteúdo é feito sempre pensando em tirar as dúvidas dos visitantes.

      Abraços!

    2. obrigada por apreciar o nosso blog , ficamos agraciados em saber , continue nos acompanhando no blog e nos siga nas redes sociais ,abraço…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top