Alienacao Fiduciaria Garantia De Operacao Factoring – Contabilidade Na Vila Mariana – SP | Tributus Contabilidade

Alienação fiduciária como garantia de operação de factoring

A operação de factoring pode não ser um empréstimo, mas está enganado se acha que não precisa de garantia. Dentre as alternativas, a alienação fiduciária é uma das mais recomendadas!

A alienação fiduciária é um tipo de garantia na qual o devedor oferece um imóvel próprio como garantia de pagamento ao credor. Se já tentou alugar um imóvel, certamente ouviu falar no famoso fiador. A diferença aqui é que, ao invés do imóvel de um terceiro, você usará um imóvel próprio da sua empresa como garantia.

Mas o que é factoring e por que ele pode ser uma fonte de investimento para a minha empresa? Como posso usar a alienação fiduciária em operações de factoring?

Essas são as perguntas que vamos responder ao longo do artigo!

Precisa de capital rápido para investir em seu negócio e possui um imóvel para usar de garantia? Então você precisa conferir se usar a alienação fiduciária como garantia em operações de factoring é uma boa ideia para o seu caso!

Confira Nossas Especialidades

Como o factoring pode ajudar sua empresa a crescer?

Muitos empreendedores recorrem a investidores ou até mesmo ao crédito empresarial para receber uma injeção de capital. Porém, poucos conhecem o factoring e as vantagens de usar esse tipo de operação.

Investidores se tornam uma espécie de sócio da empresa. Já usar crédito pode “sujar o nome” do seu negócio, caso passe a ter dificuldades em pagar. No factoring, nada disso acontece.

Ao contratar uma empresa de factoring, você consegue capital rápido, oferecendo em troca os direitos sobre suas contas a receber. Ou seja, ele funciona como um adiantamento do capital dos produtos ou serviços que já vendeu.

Assim como acontece em todo processo que envolve crédito, é possível que um cliente não pague. Isso acarretará em débito com a empresa de factoring. Por isso, é necessário oferecer garantias nessa operação.

Um destes tipos de garantia é a alienação fiduciária. Veja, agora, como ela funciona!

Alienação fiduciária – o que é?

Como falamos no início do artigo, a alienação fiduciária é uma garantia. Nela, o devedor oferece um imóvel próprio para garantir o pagamento ao credor. Essa operação também é chamada de alienação em garantia.

O que acontece se o devedor não cumprir com suas obrigações? Seu imóvel é consolidado ao credor e levado à leilão. O valor da compra é usado para quitar o débito existente.

Por que é vantajoso usar a alienação fiduciária como garantia no factoring?

O principal benefício é que sua operação não é colocada em risco ao fechar um contrato de factoring. A não ser que coloque o próprio imóvel onde sua empresa está sediada, o que não recomendamos fazer.

Quando coloca outro imóvel como garantia, ele pode ser usado para quitar o débito. Caso o valor oferecido não alcance a dívida na primeira tentativa, o leilão é adiado para outra data.

Porém, caso o valor oferecido ainda seja menor que a dívida, o credor deverá aceitar a situação e quitar sua dívida. Tudo isso sem colocar em risco às operações da sua empresa.

Quer aprender mais sobre alienação fiduciária e operações de factoring? Então fique mais um pouco conosco no blog e confira outros de nossos artigos!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Tributus?

Somos uma Empresa Contábil em São Paulo, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @grupotributus

Sucesso e até logo.

Assine nossa Newsletter

Summary
Alienação fiduciária - Garantia de operação de factoring
Article Name
Alienação fiduciária - Garantia de operação de factoring
Description
A alienação fiduciária é um tipo de garantia na qual o devedor oferece um imóvel próprio como garantia de pagamento ao credor. Se já tentou alugar um imóvel, certamente ouviu falar no famoso fiador. A diferença aqui é que, ao invés do imóvel de um terceiro, você usará um imóvel próprio da sua empresa como garantia.
Author
Publisher Name
Tributus
Publisher Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat