skip to Main Content
ANFAC – O Que é E Qual A Sua Importância Para As Factorings?

ANFAC – O que é e qual a sua importância para as Factorings?

Grande Responsável Pela Legalização Das Factorings, Entenda O Papel Da ANFAC No Seu Negócio!

Quando o BACEN se sentiu infligido pela operação das factorings em solo nacional, entenda como a ANFAC se posicionou e auxilia na regulamentação da atividade até hoje!

Garantir o fomento de pequenas e médias empresas (PME) é uma atividade que se tornou necessária para o sustento da economia.

Ainda mais no momento atual, em que muitos negócios se encontram frágeis, possuir mais um recurso financeiro para o seu desenvolvimento é uma saída que pode ser salvadora para muitas empresas.

Sendo assim, o papel das factorings se dá justamente pelo fomento que as empresas precisam. Contudo, nem sempre foi assim, e entender essa história é muito importante para compreender a importância da ANFAC nesse setor e do seguimento correto às normas vigentes.

Confira Nossos Serviços - Contabilidade na Vila Mariana - SP | Tributus Contabilidade

O início da ANFAC e da atividade no País

De antemão, já adiantamos que o conteúdo a seguir pode ser compreendido com maior profundidade em nosso artigo: Saiba como funciona a legislação que regula as empresas de Factoring, contudo, para que você tenha uma melhor compreensão da ANFAC e do seu papel no setor, é importante compreender como tudo começou.

A Associação Nacional de Fomento Comercial (ANFAC) surgiu em 1982 e, com ela, a atividade factoring no Brasil.

O papel da ANFAC, desde sua fundação, é disseminar a atividade no país, prezando sempre pela regularidade das empresas de fomento mercantil e a sua adequação ao mercado.

Contudo, no mesmo ano do seu surgimento, os bancos e demais instituições financeiras se sentiram ameaçados por essa modalidade de negócios, uma vez que a mesma, em tese, poderia prestar serviços financeiros sem a devida regularização para tal.

Contabilidade Para Factoring - Contabilidade na Vila Mariana - SP | Tributus ContabilidadePowered by Rock Convert

Sendo assim, por meio de um circular, a atividade chegou a ser considerada como um crime.

A regularidade

Após muito ser discutido e com influência da ANFAC, foi finalmente distinguida a atividade de fomento comercial – compra e venda de títulos de crédito – sendo até mesmo prevista no Código Civil e Código Comercial, no ano de 1995.

Desde então, é recomendado sempre às empresas de fomento comercial, atenção quanto às suas atividades e à regularização do BACEN, que é responsável pela fiscalização das atividades financeiras no país.

Para saber mais sobre o BACEN e sua regulamentação, no que tange às factorings, acesse a nossa publicação: BACEN – O que é e qual seu impacto para minha factoring?

Como manter a sua factoring em regularização com todos os órgãos de fiscalização?

Bom, sabemos que além do BACEN, existem diversos outros órgãos responsáveis pela regularização da empresa, sejam eles de responsabilidade federal, estadual ou municipal. E manter-se em dia com todos eles é extremamente necessário.

Por isso, contar com o auxílio de um escritório contábil se faz tão necessário, uma vez que você poderá garantir todos os seus documentos em dia sem ter que lidar diretamente com a burocracia envolvida.

Nós, da Tributus Contabilidade, somos especializados em factorings e podemos ajudar o seu negócio a se manter sempre regularizado de maneira efetiva.

Acesse agora mesmo a nossa página: Contabilidade Especializada em Factoring e descubra tudo o que podemos fazer pelo seu negócio!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Tributus?

Somos uma Empresa Contábil em São Paulo, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @grupotributus

Sucesso e até logo.

Assine nossa Newsletter

Summary
ANFAC – O que é e qual a sua importância para as Factorings?
Article Name
ANFAC – O que é e qual a sua importância para as Factorings?
Description
Quando o BACEN se sentiu infligido pela operação das factorings em solo nacional, entenda como a ANFAC se posicionou e auxilia na regulamentação da atividade até hoje!
Author
Publisher Name
Tributus
Publisher Logo
This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top