skip to Main Content
Como Abrir Uma Factoring?

Como abrir uma factoring?

Você já conheceu o que é uma empresa de fomento mercantil aqui no blog da Tributus, mas não sabe como abrir uma factoring?

Não se preocupe, porque hoje você saberá todos os detalhes necessários para abrir uma factoring com sucesso.

Primeiro, você precisa entender qual é o objetivo do seu novo negócio, compreender todos os fundamentos do mesmo e garantir que sua visão esteja alinhada com o propósito do fomento mercantil. Para isso, recomendamos este post.

Qual a função da Factoring, afinal?

Para começar: uma factoring não é um banco, ou instituição financeira, se preferir. Logo, o objetivo primário da factoring não envolve conceder empréstimos. Pelo contrário! A empresa de fomento mercantil se refere à compra de títulos financeiros, isto é, dívidas de clientes, sendo que o público atendido pela factoring é composto unicamente por empresas, isto é, pessoas jurídicas!

A Factoring também não é relacionada à agiotagem. Pelo contrário, é um trabalho completamente legítimo.

Agora que você já tem uma ideia mais completa do que é uma factoring e do que ela faz, podemos começar a nossa conversa para valer!

Seja diferente, inove, evolua, escreva-se em nossa newsletter !

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Como abrir uma factoring, afinal?

Abrir uma factoring requer que você entenda sobre o mercado. É necessário compreender como funciona o público-alvo, o que eles esperam de uma empresa de factoring, e como esse público se comporta.

Em suma, significa definir o seu direcionamento, posicionar sua marca da forma correta e garantir que os dados necessários para isso estejam em dia.

É claro que isso não é o bastante! É preciso entender outros aspectos, tanto internos quanto externos à sua empresa para garantir o sucesso dela desde o momento da abertura. Falaremos deles a seguir.

Contabilidade Para Factoring - Contabilidade na Vila Mariana - SP | Tributus ContabilidadePowered by Rock Convert

O Mercado

A estimativa é que os negócios de factoring movimentem 1,3 trilhão de Euros no mundo todo. Somente no Brasil, a movimentação é de 29,6 bilhões de reais todos os anos.

No país, é comum a procura por serviços de factoring. A possibilidade de vender títulos a receber, pagando um pouco por isso a uma empresa de factoring faz com que as empresas possam se capitalizar, garantindo a manutenção de suas atividades.

Os custos

Essa é a parte chata de abrir um negócio: contabilizar tudo que você precisará desembolsar para garantir que os processos de abertura aconteçam corretamente.

Para começar, é preciso entender:

  • Onde será o seu estabelecimento – algo que você definirá com base no público-alvo e na concorrência;
  • Que serviços são essenciais à sua empresa – necessário para contabilizar custos fixos e entender o que é preciso para que o negócio se mantenha operante;
  • Quantos funcionários são necessários – se você quiser começar com a quantidade correta de funcionários, de acordo com a sua realidade financeira e empresarial, precisa saber quantas pessoas serão necessárias para desempenhar as tarefas nesse início;
  • O estabelecimento será grande? – É uma pergunta que deve ser respondida, pois o local precisa ser adequado às necessidades do seu negócio, bem como o pessoal envolvido.

Profissionais que você DEVERÁ contratar:

  • Um contador – essencial para garantir que tudo corra da forma correta e que toda a documentação necessária seja obtida de antemão, facilitando a abertura e agilizando o início das operações de forma legítima;
  • Um profissional de marketing – você precisará definir o seu posicionamento, portanto, os serviços de uma agência especializada te ajudarão a obter os dados necessários para criar sua marca, buscar a região ideal para a atuação, dentre outros aspectos importantes.

Dentre outros, que surgem conforme as necessidades, que você e o seu contador deverão avaliar.

Ufa! É bastante coisa. Mas, com a ajuda da contabilidade certa, abrir uma factoring será um processo tranquilo. Se você tiver dúvidas, ou quiser começar a abertura da sua nova empresa de fomento mercantil, entre em contato com a Tributus!

Sucesso e até breve.

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Tributus?

Somos uma Empresa Contábil em São Paulo, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @grupotributus

Sucesso e até logo.

Assine nossa Newsletter

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top