skip to Main Content
Como Aumentar Os Lucros De Uma Factoring

Como aumentar os lucros de uma factoring

Uma factoring é um empreendimento que apresenta ótimas oportunidades no momento atual do nosso país. Em meio ao cenário de crise, aumentam as burocracias para a concessão de crédito, afinal, ninguém quer ficar sem receber. Também se elevam as taxas de juros e o risco de inadimplência. Assim, os empresários precisam usar a criatividade e encontrar formas de solucionar seus problemas cotidianos.

É nesse momento que eles procuram as empresas de factoring. As factorings têm se expandido justamente por essa oportunidade, pois proporcionam aos pequenos negócios a possibilidade de continuarem operando e prosperar.

Pensando nisso, no post de hoje, falaremos mais a respeito desse tipo de negócio e apresentaremos dicas de como aumentar os lucros de uma factoring. Acompanhe!

O funcionamento da factoring

Antes de prosseguirmos, você sabe o que é uma factoring e como ela opera? Já falamos sobre isso aqui. Mas vamos retomar.

A factoring é, basicamente, uma relação que envolve três partes distintas:

  • A factoring: aquela que comprará o crédito.
  • O aderente: aquele que cede sua carta de crédito em troca do adiantamento de quantia financeira.
  • O devedor: indivíduo que fez a compra e deu origem ao crédito.

Dicas de como aumentar os lucros de uma factoring

1. Mire em clientes maiores

Você também pode almejar clientes maiores e com pagamentos mais lentos. Tenha noção de que empresas maiores e de credibilidade, dificilmente, deixarão de pagar todas as parcelas. Você não pode se dar ao luxo de recusar um negócio por conta da quantidade de parcelas. Os termos do pagamento podem ser negociados e você continuará recebendo. No longo prazo, essa opção acaba aumentando os lucros de uma factoring – e muito.

2. Seja proativo e peça referências

Use o avanço de factoring para pedir indicações de clientes. Essa é uma estratégia básica, mas bastante efetiva, afinal, empresários normalmente conhecem outros empresários. Dessa forma, você pode receber indicações de qualidade e aumentar os lucros de uma factoring.

3. Aumente a credibilidade da sua empresa

Uma empresa de factoring se concentra, principalmente, na credibilidade do seu cliente para decidir se ele é um bom candidato. Entretanto, o caminho inverso também é verdadeiro. Quem procura uma factoring, também verifica a credibilidade da sua empresa.

Outra maneira de aumentar os lucros de uma factoring, a sua credibilidade e reconhecimento de marca é ter uma presença online. Ter um site da empresa e os perfis nas redes sociais prova sua legitimidade como um negócio real, e não uma fraude. Crie, portanto, uma página da empresa e torne-se ativo em sites como Facebook, Twitter e LinkedIn para melhorar suas chances e reconhecimento no mercado.

4. Aumentar os lucros de uma factoring é importante, mas não vá perder dinheiro

Imprevistos ocorrem sempre. Isso, no entanto, não significa que você, ao mirar no lucro, possa esquecer de manter um bom gerenciamento de suas finanças. Manter a casa em ordem é fundamental para alavancar seus negócios.

Portanto, não esqueça de manter atualizadas suas planilhas e aplicativos de gerenciamento financeiro. Promova um crescimento escalável, que seja sustentável e não vá comprometer a qualidade de sua operação nem a sua lucratividade.

Assim, você poderá adquirir, por um valor à vista e mediante taxas de juros e de serviços, um maior número de contas a receber a prazo, por exemplo.

Seja diferente, inove, evolua, escreva-se em nossa newsletter !

[contact-form-7 404 "Not Found"]

5. Entenda os diferentes vieses do seu negócio

Há diferentes tipos de factoring. Tenha em mente, portanto, todos os tipos de caminhos possíveis para ter esse tipo de negócio.

Vamos listar alguns tipos:

  • Factoring Convencional: a forma mais praticada no Brasil, acontece por contrato de fomento mercantil, formalizando a aquisição dos direitos de créditos das empresas fomentadas.
  • Factoring Maturity: modalidade em que a atividade da fomentadora se resume em administrar as contas a receber da empresa fomentada.
  • Factoring Trustee: é um viés que se soma à obrigação da Factoring Convencional com o Maturity. Ou seja: existe o dever de administrar as contas a receber.
  • Factoring Exportação: esse tipo de factoring envolve exportação de bens ou serviços, e ela é intermediada por duas empresas de factoring, que defendem os respectivos interesses das empresas de cada país.
  • Factoring Matéria-Prima: a Factoring funciona como intermediária da sua cliente, a empresa fomentada e os seus fornecedores de matéria-prima.
  • Factoring com Recursos: há obrigação de reembolsar o valor adiantado, caso o devedor não honre com o seu compromisso.
  • Factoring Sem Recursos: o factor assume sozinho as consequências da falta de pagamento.

Gostou de nossas dicas? Para saber mais sobre como aumentar os lucros de uma factoring, entre em contato com a Tributus!

Sucesso e até logo!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Tributus?

Somos uma Empresa Contábil em São Paulo, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @grupotributus

Sucesso e até logo.

Assine nossa Newsletter

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top