skip to Main Content
Conheça As Vantagens Do Factoring E As Desvantagens De Trabalhar Com Esse Tipo De Empresa

Conheça as vantagens do factoring e as desvantagens de trabalhar com esse tipo de empresa

As vantagens do Factoring são muitas, mas esse tipo de negócio também possui desvantagens.

Essa é uma modalidade de negócio que vem se tornando cada vez mais popular com o passar dos anos, principalmente para suprir uma demanda não atendida por empresas que fazem concessão de crédito e instituições bancárias.

Para compreendermos melhor, precisamos saber quem são os protagonistas que se fazem presentes nesse tipo de negócio.

De um lado, temos a empresa de Factoring, que recebe os créditos.

Há, também, o Aderente, que é a empresa que concede os créditos à Factoring e requer os seus serviços.

Por fim, temos o cliente, que deve ao Aderente.

Nós já falamos sobre o factoring em outras ocasiões, principalmente sobre o quão benéfico pode ser para um negócio aderir aos serviços de uma empresa que compra seus títulos a receber.

Contudo, é preciso reconhecer que existem alguns contras que podem tornar o investimento em uma empresa de factoring desfavorável para o empresário.

Então, vamos conferir quais são os prós e os contras?

Em outro post, já falamos sobre estes mesmos benefícios. Contudo, recomendamos que você também o leia, já que ele destaca alguns tipos de factoring em que você pode investir!

Contabilidade Para Factoring - Contabilidade na Vila Mariana - SP | Tributus ContabilidadePowered by Rock Convert

AS VANTAGENS DO FACTORING

  • Ao utilizar o factoring convencional, a empresa obtém a antecipação de créditos,que é um benefício e tanto. Com isso, é responsável adequar o fluxo de caixa de uma forma mais precisa, além de oferecer diversas ferramentas que facilitam o processo de negociação.
  • Como esperado, os serviços de uma factoring saem muito mais em      conta, se comparados àqueles prestados por uma instituição financeira.
  • As empresas que recebem esse fomento das factorings não precisam se preocupar tanto com fatores como a possível inadimplência de pagadores, já que os valores terão sido comprados e pagos pela factoring.
  • Isso permite que as empresas se foquem no desenvolvimento do negócio e ampliem suas atividades em uma taxa muito mais rápida.
  • Como já mencionamos nos tipos existentes de factoring, o Factoring Truste vai além da compra e venda de títulos, também oferecendo a gestão do processo de prestação de serviços da empresa que recebe os valores da factoring, incluindo a gestão da cobrança do que tiver de ser recebido.
  • Os credores adquirem uma percepção de confiança maior quando as empresas utiliza os serviços de uma Factoring, e o mesmo vale para os fornecedores!
  • Quando uma empresa busca os serviços de uma factoring, adquire maior estabilidade para as suas finanças, o que passa uma sensação de credibilidade diante das outras empresas.
  • Além disso, o dinheiro obtido pode ser utilizado para movimentar novos negócios e ampliar a empresa mais rápido do que aconteceria caso os pagamentos fossem recebidos pelos clientes, e não de forma completa, pela factoring.

Diante de tantos benefícios, quais são os pontos negativos de uma factoring?

AS DESVANTAGENS DO FACTORING

Apesar das vantagens do factoring, existem alguns pontos negativos nesse tipo de negócio.

Uma delas é a possibilidade do cancelamento do crédito, caso os clientes insistam na inadimplência.

Isso acontece quando o contrato é efetuado com a opção de recurso, e tem como principal causa o impacto na lucratividade, já que a Factoring utiliza os próprios recursos para realizar a compra dos créditos e, em troca, entrega o valor total dos títulos para empresa contratante, a aderente.

Outra possibilidade, esta muito mais frequente que a anterior, é a de a empresa de Factoring não comprar os créditos da empresa. Isso acontece quando a análise de risco aponta altas probabilidades de inadimplência por parte dos clientes.

Apostar apenas nos créditos a curto prazo pode representar um perigo para as empresas aderentes, já que a margem de lucro é menor.

Portanto, uma empresa que deseja aderir a uma factoring precisa ter um controle financeiro rigoroso e tomar essa decisão com bastante cautela.

Seja diferente, inove, evolua, escreva-se em nossa newsletter !

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Agora você já sabe as vantagens do factoring, bem como os seus pontos negativos.

Que tal conferir como funciona a legislação para factoring?

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Tributus.

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Tributus?

Somos uma Empresa Contábil em São Paulo, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @grupotributus

Sucesso e até logo.

Assine nossa Newsletter

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top