Fundo De Investimento Em Direitos Creditorios O Que E E Como Funciona – Contabilidade Na Vila Mariana – SP | Tributus Contabilidade

Fundo de investimento em direitos creditórios – O que é e como funciona?

O fundo de investimento em direitos creditórios é um dos mais confusos para quem ainda está engatinhando no universo financeiro. Ainda assim, ele é mais simples do que parece.

Um fundo de investimento padrão é uma carteira de ativos financeiros oferecida por administradoras aos seus clientes. O comum é que, os investidores paguem um valor fixo mensal e, ao fim de um determinado período, possam sacar esse dinheiro com juros.

Mas existem diversas modalidades de fundos, e nem todas funcionam dessa maneira: o fundo de investimento em direitos creditórios é um deles. Você não investe apenas em ativos financeiros, mas também em recebíveis de empresas que contratam o factoring.

Não sabe o que é factoring e esse tal de fundo de investimento em direitos creditórios continua confuso? Fique tranquilo! Nosso trabalho aqui é descomplicar, e, por isso, vamos explicar cada um desses termos nos próximos parágrafos.

Confira!

Confira Nossas Especialidades

O que é factoring?

O factoring é uma maneira de empresas conseguirem capital para reinvestir no negócio, sendo uma das melhores alternativas de empréstimo.

Enquanto uma operação de crédito irá adicionar mais uma despesa futura, no factoring você cede futuros recebimentos dos seus clientes.

De uma maneira resumida: você dá à empresa de factoring a autorização para receber o pagamento pelas suas vendas. E essa autorização se chama direito creditório.

O que é o fundo de investimento em direitos creditórios?

É um conjunto de carteiras de investimento, como um fundo comum. A diferença é que mais de 50% dos títulos dessa carteira devem prover de direitos creditórios.

Chamado FIDC, esse é um fundo de investimento conhecido por ser conservador, ou seja, não oferece tantos ganhos, mas o risco também é baixo.

Existem dois tipos de fundo de investimento em direitos creditórios, o aberto e o fechado. Veja, abaixo, mais detalhes sobre cada um:

Fundo aberto

Nesse tipo de fundo, o investidor pode fazer o saque dos seus depósitos no momento que desejar. Apesar da conveniência, a contrapartida é que, em geral, os fundos abertos não rendem tanto quanto os fechados.

Fundo fechado

O resgate pode ser feito apenas após o prazo estipulado no acordo. O máximo que pode fazer é suspender os pagamentos, mas isso impacta negativamente seus rendimentos.

A recompensa por aceitar essas inconveniências é que, normalmente, o rendimento dos fundos fechados é maior que os dos fundos abertos.

Como funciona o FIDC?

Você já sabe o que é factoring, fundo de investimento em direitos creditórios e seus dois tipos. Mas como funciona essa transação?

O primeiro passo é encontrar uma administradora que lide com esse tipo de serviço. Ela analisará seu perfil e te dará diversas opções de fundo para investir. Estes fundos terão características próprias – como ser aberto ou fechado -, valor inicial de depósito e o valor fixo que deverá pagar todo mês.

É nessa fase que você também toma conhecimento dos impostos envolvidos na operação e taxas de gerenciamento da sua carteira. 

Após o fechamento do contrato e o começo dos depósitos, o seu dinheiro será usado para investir em empresas. Em troca, você receberá os direitos creditórios, que irão repor o valor investido acrescido de juros.

Esses juros também são mostrados no momento da contratação. Normalmente, você assina o contrato já sabendo quanto receberá no fim do período, caso cumpra com o depósito mensal sem falha.

Gostou do conteúdo? Quer entender mais sobre fundo de investimento em direitos creditórios e diversas opções de investimento para fazer seu dinheiro trabalhar para você? Então continue acompanhando os artigos do blog!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Tributus?

Somos uma Empresa Contábil em São Paulo, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @grupotributus

Sucesso e até logo.

Assine nossa Newsletter

Summary
Fundo de investimento em direitos creditórios - O que é e como funciona?
Article Name
Fundo de investimento em direitos creditórios - O que é e como funciona?
Description
Não sabe o que é factoring e esse tal de fundo de investimento em direitos creditórios continua confuso? Fique tranquilo! Nosso trabalho aqui é descomplicar, e, por isso, vamos explicar cada um desses termos nos próximos parágrafos. Confira!
Author
Publisher Name
Tributus
Publisher Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat