skip to Main Content
Juros De Factoring – Ofereça Vantagens Financeiras Para Os Seus Clientes!

Juros de factoring – ofereça vantagens financeiras para os seus clientes!

Juros de Factoring: entenda como fugir dos juros abusivos de bancos, e aprenda a trazer benefícios à sua empresa através de uma factoring!

Factoring, você sabe o que isso significa?

E você sabia que pode oferecer vantagens aos seus clientes através dos juros de factoring?

Isso mesmo!

Em caso de compra de uma passagem aérea, por exemplo, imagine que você vai vender um pacote de viagens e parcela em até 8 vezes para o seu cliente. No entanto, se você quiser conseguir bons descontos com companhias aéreas, passeio turístico no destino, hotéis, serviços de transporte local e companhias aéreas, você precisa pagar à vista, certo?

Então, para antecipar o dinheiro e você poder oferecer essa vantagem ao seu cliente, você recorre a uma factoring que vai te adiantar o valor e comprar a dívida do seu cliente.

Agora possivelmente você deve estar pensando: “mas e os juros de factoring? Não seria melhor eu buscar algum banco para garantir capital de giro e efetuar este tipo de transação comercial?”.

Continue a leitura, e certamente você vai compreender melhor esse assunto!

Vamos lá?

Juros de factoring x juros de bancos

Uma factoring é uma empresa legal de fomento comercial, e NÃO é uma instituição financeira. Desse modo, as operações de fomento podem estar sujeitas à informação ao COAF – Conselho de Controle de Atividades Financeiras –  se suspeitas de ilicitude!

Portanto, não existe incidência de juros no fomento mercantil por não serem empresas financeiras, assim como os bancos, e não capta dinheiro de terceiros, podendo contar apenas com seus próprios recursos para realizar compra de recebíveis.

Assim, a única taxa que as factorings cobram é mediante as transações que realizam, que existem para cobrir os riscos inerentes ao negócio, como a inadimplência dos sacados.

Só para ter uma ideia, o fator de compra das operações de factoring fechou no último dia 11 de junho em 4,00% ante o mesmo fechamento anterior.

Contabilidade Para Factoring - Contabilidade na Vila Mariana - SP | Tributus ContabilidadePowered by Rock Convert

Desse modo, de acordo com a Anfac, a variação ficou entre 4,06% e 3,94% neste período citado.

Ou seja, a taxa de ágio cobrada para antecipar seus recebíveis gira em torno de 4,5% do valor a receber e, inclusive, o limite de juros de factoring estão limitados em 12% ao ano conforme termos da Lei de Usura; o que difere de uma instituição financeira que lhe empresta dinheiro mediante cobrança de taxa de juros mensal.

Está percebendo como é mais vantajoso recorrer a uma factoring do que a um banco?

Os juros de linhas como o cheque especial, por exemplo, podem atingir até 17% ao mês; já se você recorrer a uma factoring, você paga proporcionalmente.

Outra situação em que vale a pena os juros de factoring é quando você precisa comprar determinada mercadoria para pagar em 30 dias; no entanto, gira em torno de 60 dias para ela girar, além do prazo que você dá para o consumidor.

Dessa maneira existirá um “gap”; então, é interessante antecipar os recebíveis através de uma factoring, até mesmo para fugir do pagamento de juros por atraso.

Contudo, é possível utilizar a factoring se precisar de capital de giro imediato para investir em equipamentos, pagar fornecedores ou seguir com decisões estratégicas do setor financeiro de sua empresa, e não somente em emergências ou dificuldades.

Portanto, empresas de factoring vêm sendo excelentes alternativas para juros menores

No entanto, compreendemos que podem surgir dúvidas para você, empreendedor interessado.

Porém, o apoio e assessoria de um contador especializado nessa atividade é capaz de te ajudar em muito a levar o capital de giro necessário para as decisões financeiras e estratégicas de sua empresa.

Confira Nossas Especialidades Gif - Tributus

 

Caso precise tirar maiores dúvidas sobre o assunto, ou se precisar de auxílio, entre com contato com nossa contabilidade para factoring.

Ficaremos felizes em poder te ajudar!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Tributus?

Somos uma Empresa Contábil em São Paulo, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @grupotributus

Sucesso e até logo.

Assine nossa Newsletter

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top