Leasing O Que E E Qual A Sua Relacao Com O Factoring – Contabilidade Na Vila Mariana – SP | Tributus Contabilidade

Leasing – O que é e qual a sua relação com o factoring?

Leasing, factoring, franchising… São tantos termos em inglês que achamos que até quem entende do idioma fica enrolado com tantas modalidades de financiamento.

Pois é isso que os três termos são. Todos envolvem o financiamento de um negócio, mas operam de diferentes maneiras e possuem regulamentos diversos. Agora, nosso foco é mostrar o que é o leasing, quais os tipos que existem e qual sua relação com o factoring, outra prática conhecida do mercado.

De maneira resumida, leasing é o ato de pagar uma espécie de “aluguel” a um banco, com a intenção de fechar uma compra ao final do período acordado. Pense como uma espécie de financiamento, mas que não há empréstimo de capital propriamente dito.

Quer se aprofundar um pouco mais sobre o que é leasing? Então, tire apenas alguns minutos e acompanhe os próximos parágrafos!

Confira Nossas Especialidades

O que é o leasing?

Essa modalidade de financiamento já foi bastante usada na venda de carros, embora hoje já não seja tão comum. Ao invés de contrair um empréstimo, o comprador fazia um tipo de locação, no qual ele sairia com o carro e pagaria uma parcela durante o período combinado com o banco, com a intenção de comprar o veículo ao final do prazo.

Durante o período, o veículo ficava em nome do banco, não podendo ser revendido pelo comprador. Apenas ao final da quitação das parcelas, o carro passaria para o nome do comprador.

Atualmente, ele é mais usado no ambiente corporativo e também é conhecido pelo nome de arrendamento mercantil. A premissa de pagar um tipo de locação com intenção de compra ainda permanece, mas o leasing se desdobrou em três tipos diferentes no país.

Leasing financeiro

O tipo mais comum de leasing e o mais próximo ao exemplo supramencionado. O arrendamento financeiro envolve três empresas. A primeira é a que precisa de um item de maquinário ou veículo. A segunda é a empresa de leasing, que compra esse item da terceira empresa.

Depois, a empresa 1 deverá pagar parcelas mensais para uso do maquinário, que está em nome da empresa 2. Ao fim do contrato de leasing, a primeira empresa pode optar em devolver o maquinário, renovar o contrato por mais um período ou pagar o valor residual.

Leasing operacional

Não é muito diferente da opção anterior. A única diferença é que, no contrato estabelecido entre as empresas, a fornecedora do leasing também oferece a possibilidade de solicitar reparos, assistência técnica ou treinamento de operação.

Lease-back

O que acontece quando você, na verdade, quer vender um bem ao invés de comprá-lo? Você pode fazê-lo por meio do lease-back! Ou seja, você vende seu item, imóvel ou maquinário para a empresa de leasing oferecê-los aos seus próprios clientes.

Leasing x Factoring: qual a relação?

O factoring é uma modalidade de investimento na qual uma empresa, em troca de uma entrada imediata de capital, oferece os direitos de recebimento da financiadora. Ou seja, quem contrata o factoring recebe um capital antecipado e quem recebe pelas vendas que ela fez é a empresa de factoring.

Qual a possível relação entre as duas?

À primeira vista, nenhuma. Porém, ambos também implicam em um tipo de financiamento e podem ser usados pela sua empresa.

A grande diferença entre o leasing e o factoring é que, na primeira opção, imóveis e bens físicos são alugados por meio de parcelas fixas. Já no factoring são negociados bens líquidos, ou melhor, dinheiro e direitos de crédito.

Qual a finalidade de ambos?

Oferecer meios de acelerar o ritmo de desenvolvimento do seu negócio. Tanto o factoring quanto o leasing lhe auxiliam a adquirir receita ou bens fixos que são necessários para levar sua empresa além. 

A única diferença é que, em um deles, você coloca à disposição o direito de receber faturas de seus clientes. No segundo caso, você paga uma parcela fixa, ao invés do montante necessário para comprar o imóvel, veículo ou equipamento.

Já contratou alguma dessas modalidades? Ainda tem alguma dúvida? Então, entre em contato conosco que ficaremos felizes em esclarece-las!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Tributus?

Somos uma Empresa Contábil em São Paulo, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @grupotributus

Sucesso e até logo.

Assine nossa Newsletter

Summary
Leasing - O que é e qual a sua relação com o factoring?
Article Name
Leasing - O que é e qual a sua relação com o factoring?
Description
De maneira resumida, leasing é o ato de pagar uma espécie de “aluguel” a um banco, com a intenção de fechar uma compra ao final do período acordado. Pense como uma espécie de financiamento, mas que não há empréstimo de capital propriamente dito.
Author
Publisher Name
Tibutus
Publisher Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat