skip to Main Content
O Que é Factoring? Vale A Pena Investir Nesse Tipo De Negócio? Saiba Tudo!

O que é factoring? Vale a pena investir nesse tipo de negócio? Saiba tudo!

Um tipo de negócio com um grande potencial, e que desperta a atenção de muitos empreendedores com um bom capital para investir é o Factoring. Esse tipo de empresa ainda é fonte de incógnita para alguns, e de confusão para outros. Mas, para muitos, é fonte de dinheiro! Você sabe o que é factoring?

O que é Factoring

Se você já se perguntou o que essa palavra significa, saiba que existe uma palavra equivalente à ela no português brasileiro. Trata-se do fomento mercantil, uma modalidade de negócio cujo principal objetivo é comprar dívidas de outras empresas. Em outras palavras, o empresário dono de uma factoring é alguém que pagará empresas para adquirir suas dívidas!

Parece loucura? Sim… Mas existe um porém!

É importante não confundir esse tipo de prestação de serviços com agiotagem. O Factoring é um tipo de empresa lícita, ou seja, reconhecido pela Lei. O Agiota, por outro lado, não possui qualquer regulamentação, e normalmente se utiliza de intimidação para cobrar dívidas, além dos juros altíssimos.

Além disso, ter uma empresa de factoring significa que seu negócio será B2B, e lidará apenas com empresas, comprando títulos financeiros, seguindo as normas do fomento mercantil brasileiro.

Mas, afinal, como uma Factoring faz dinheiro?

Agora que você já sabe o que é factoring, deve estar se perguntando como uma empresa que sobrevive de “comprar dívidas” pode se manter estável. A resposta é a seguinte: a Factoring lucra com a diferença entre o que paga para comprar os títulos e o que recebe dos inadimplentes.

Resumindo: você quitará as dívidas dos clientes de uma empresa, e lucrará cobrando esses valores desses mesmos clientes, além de ganhar uma porcentagem sobre a empresa que te vendeu essa dívida.

Entendeu?

Então, deixa eu te contar uma outra coisa, futuro empresário de factoring: você deverá ter um bom dinheiro para começar. Isso porque você precisará ter dinheiro para pagar pela carteira de inadimplentes de uma empresa.

Parece uma oportunidade de negócio atraente? Então saiba que tem mais!

Somente no Brasil, as factorings movimentam 29.6 bilhões de reais anuais. Uma boa quantidade de dinheiro, não é mesmo?

Então, você me pergunta: vale a pena abrir uma factoring?

É o que vou te responder abaixo, mas já te deixo ciente de que essa informação depende de uma série de fatores como:

  • Quanto você tem para investir;
  • Conhecimento sobre o mercado;
  • Planejamento;
  • Como pretende fazer a divulgação.

Entre outros fatores!

Seja diferente, inove, evolua, escreva-se em nossa newsletter !

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Será que vale a pena?

Como já mencionado, é preciso ter uma quantia considerável de dinheiro para comprar as dívidas das empresas, pois elas buscam receber esse valor imediatamente, muito por conta da necessidade.

Em tempos de crise, então, esse tipo de negócio costuma lucrar ainda mais! E, inclusive, lembre-se: a empresa que opta pela factoring considera isso como um último recurso. É uma das últimas saídas antes da falência do negócio. Por isso, aproveite bem essas ideias para divulgar o seu negócio.

Agora, você já sabe o que precisa sobre esse tipo de negócio. Entende o que é factoring, como esse tipo de empresa lucra. Que tal começar a sua factoring?

Conheça os 4 erros que você precisa evitar ao abrir uma factoring.

Entre em contato com a Tributus e vamos começar, juntos!

Sucesso e até a próxima!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Tributus?

Somos uma Empresa Contábil em São Paulo, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @grupotributus

Sucesso e até logo.

Assine nossa Newsletter

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top