SOCIEDADE DE FACTORING COMO CONSTITUIR A SUA – POST

Sociedade de factoring – Como constituir a sua!

Descubra como constituir a sua sociedade de factoring com a postagem que nós, da Tributus Contabilidade, preparamos para você!

Para que você possa abrir a sua sociedade de factoring, é necessário se atentar a alguns “detalhes” que determinarão o sucesso desse processo e a sua regularidade no mercado.

Sendo assim, confira a postagem de hoje, que nós, da Tributus Contabilidade, preparamos para você e saiba, passo a passo, como abrir uma factoring.

Mas antes, vamos entender do que se trata uma factoring…

O que é uma factoring?

Factoring, ou então fomento mercantil, se trata de uma modalidade de negócio que tem como principal objetivo a compra de títulos e dívidas de outras empresas, como forma de auxílio a empresários que não possuem condições de arcá-las.

No entanto, tenha em mente que uma factoring nem de longe é uma empresa financeira, ou então que realiza agiotagem.

Uma empresa de fomento mercantil realiza a compra e venda de títulos de maneira lícita, sem preços exorbitantes para a prestação dos seus serviços e de modo que pode ser regularizada pelos órgãos competentes.

Sendo assim, caso queira saber mais sobre factoring, confira a nossa postagem “O que é factoring? Vale a pena investir nesse tipo de negócio? Saiba tudo!”.

Passo a passo para montar uma factoring

Tendo ciência do que se trata uma empresa de fomento mercantil, vamos entender como você será capaz de montar a sua, passo a passo.

Estude o mercado a ser investido

As atividades de uma factoring podem variar desde o acompanhamento de contas a pagar e a receber até a proteção contra a falta de pagamentos que são realizados em seu negócio.

Desse modo, é crucial que, antes de iniciar o processo de abertura da sua factoring, você estude se essa é uma ação viável ao mercado que você irá investir, e se o seu investimento inicial é suficiente para esse tipo de empreendimento.

Realize um plano de negócios e determine se essa é a melhor decisão.  

Realize o registro nos órgãos competentes

Elaborado o seu plano de negócios para factoring, agora você precisa realizar o registro nos órgãos responsáveis pela regulamentação da sua atividade, sendo eles:

  • A Secretaria da Receita Federal, onde você emitirá o seu CNPJ;
  • O Banco Central, onde você fará o cadastramento no COAF;
  • A Prefeitura do seu município de atuação, onde terá o alvará para o estabelecimento;
  • O Corpo de Bombeiros, onde você terá a licença de segurança para o seu funcionamento.

Fora possíveis registros que podem variar de estado para estado.

Abertura de factoring

Conte com um escritório de contabilidade

Após esses processos é preciso enquadrar a sua factoring em um regime de tributação, e para isso você precisará contar com os serviços de um escritório contábil para te auxiliar, uma vez que tal decisão irá decidir a sua carga tributária.

Mas não precisa se preocupar! Nós, da Tributus Contabilidade, podemos te auxiliar em todo o processo de abertura da sua factoring!

Para saber mais, você pode acessar a nossa postagem “Passo a passo para montar uma factoring”.

Defina o seu Contrato Social para a abertura da sua sociedade de factoring

Porém, como estamos falando de uma sociedade de factoring, é importante se atentar ao grande “detalhe” do processo de abertura da sua empresa, que é a elaboração do seu contrato social, o documento que irá discriminar a participação de cada sócio e as determinações da empresa em si.

Sendo assim, tenha em mente o melhor modelo societário para o seu negócio e, após uma reunião de alinhamento, elabore o contrato social para a sua sociedade de factoring de acordo com as participações estabelecidas.

E não se esqueça, caso queira maior ajuda para a abertura da sua sociedade de factoring, conte com os serviços da Tributus Contabilidade!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Tributus?

Somos uma Empresa Contábil em São Paulo, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @grupotributus

Sucesso e até logo.

Assine nossa Newsletter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat