skip to Main Content
Veja Os Benefícios Que O Factoring Pode Trazer Para Seu Negócio

Veja os benefícios que o Factoring pode trazer para seu negócio

Você sabia que existem diversos benefícios que o factoring pode trazer para o seu negócio?

Muitas pessoas associam, e até confundem, o factoring com o trabalho realizado por agiotas. Na verdade, a coisa é muito diferente.

Enquanto o factoring é uma forma de compra de créditos de empresas, e é permitida pela lei. O trabalho dos agiotas é ilegal e, geralmente, possui consequências severas, como juros que se acumulam mais rápido do que é possível pagar, além de métodos normalmente violentos para a cobrança.

O factoring, além de seguro, surge para suprir uma demanda que não é coberta pelos serviços fornecidos por instituições financeiras como os bancos, por exemplo.

Não é incomum que as empresas optem por esse tipo de serviço por parte das instituições de factoring, conforme esse mercado vai, cada vez mais, crescendo e se tornando popular no Brasil.

O factoring faz a compra de títulos de créditos ou de direitos de uma empresa, cobrando valores ajustados em contrato. A remuneração vem da diferença entre o valor da compra e do recebimento.

Para isso, o empresário que é dono da factoring trabalha com os próprios recursos financeiros, pagando pelos títulos das empresas e efetuando as cobranças por conta própria.

Em resumo, ao abrir um factoring, o empresário está trabalhando com a prestação de serviços de compra de créditos, operando com recursos próprios e não oferecendo riscos à empresa contratada, tornando-se responsável pela cobrança de seus clientes.

Se você deseja saber mais sobre os fundamentos do factoring, recomendamos que leia um outro texto nosso e retorne aqui para conferir os benefícios que esse tipo de negócio pode trazer para a sua empresa.

OS BENEFÍCIOS QUE O FACTORING PODE TRAZER PARA O SEU NEGÓCIO

Antes de detalharmos alguns dos benefícios, precisamos citar os tipos de factoring que existem:

Factoring maturity

A operação de factoring denominada maturity é quase idêntica à tradicional, mudando apenas a administração de contas a receber, que é feita pela empresa responsável pelo crédito, eliminando a etapa de cobrança.

Factoring truste

Nas operações de factoring conhecidas como truste, além da compra e venda de títulos, existe também uma assessoria administrativa e financeira, compreendendo análise de crédito e de risco, contas a receber e a pagar e serviços financeiros diversos.

Factoring de exportação

As atividades da empresa de factoring podem envolver exportações e outras operações e outras, garantindo as transações e liquidação de créditos de empresas localizadas em países diferentes, o que exige parceria com empresas internacionais.

Factoring de matéria-prima

No factoring de matéria-prima, a empresa funciona como uma intermediária entre o fornecedor e o fomentado. Nesse tipo de operação, o que ocorre é a compra à vista de um direito que é futuro do fornecedor. A empresa fomentada paga o factoringcom o próprio faturamento gerado pela transformação da matéria-prima.

OS BENEFÍCIOS

  • Ao utilizar o factoring convencional, a empresa obtém a antecipação de créditos, que é um benefício e tanto. Com isso, é responsável adequar o fluxo de caixa de uma forma mais precisa, além de oferecer diversas ferramentas que facilitam o processo de negociação.

Como esperado, os serviços de uma factoring saem muito mais em conta, se comparados àqueles prestados por uma instituição financeira.

  • As empresas que recebem esse fomento das factorings não precisam se preocupar tanto com fatores como a possível inadimplência de pagadores, já que os valores terão sido comprados e pagos pela factoring.

Isso permite que as empresas se foquem no desenvolvimento do negócio e ampliem suas atividades em uma taxa muito mais rápida.

  • Como já mencionamos nos tipos existentes de factoring, o Factoring Truste vai além da compra e venda de títulos, também oferecendo a gestão do processo de prestação de serviços da empresa que recebe os valores da factoring, incluindo a gestão da cobrança do que tiver de ser recebido.
  • Os credores adquirem uma percepção de confiança maior quando as empresas utiliza os serviços de uma Factoring, e o mesmo vale para os fornecedores!
    Quando uma empresa busca os serviços de uma factoring, adquire maior estabilidade para as suas finanças, o que passa uma sensação de credibilidade diante das outras empresas.
    Além disso, o dinheiro obtido pode ser utilizado para movimentar novos negócios e ampliar a empresa mais rápido do que aconteceria caso os pagamentos fossem recebidos pelos clientes, e não de forma completa, pela factoring.

Seja diferente, inove, evolua, escreva-se em nossa newsletter !

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Se você ainda possuir alguma dúvida, entre em contato com a Tributus. Será ótimo falar com você e ajudá-lo!

Sucesso e até mais!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Tributus?

Somos uma Empresa Contábil em São Paulo, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @grupotributus

Sucesso e até logo.

Assine nossa Newsletter

This Post Has 2 Comments
  1. Boa tarde tenho interesse em abrir uma empresa de factoring…tenho o capital Inicial e gostaria de saber mais sobre quanto posso cobrar e qual o valor dos impostos que preciso recolher…atualmente sou microempresário e fiz um estudo do mercado aqui da região é esse ramo é MUITO promissor…gostaria de mais esclarecimentos…obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top