Indústrias Farmacêuticas - Farmácias

Vamos falar de Contabilidade para farmácias – Indústrias Farmacêuticas!
A Indústria Farmacêutica é a responsável pela produção de medicamentos. É uma atividade que possui licença para realizar pesquisas, desenvolver, comercializar e distribuir drogas farmacêuticas. Dentro desta categoria, existem as Drogarias e Farmácias, contudo há uma diferença entre um segmento e o outro.

Segundo a Lei nº. 5.991, de 17 de dezembro de 1973, que cuida do controle sanitário da comercialização de medicamentos, os estabelecimentos denominados Drogarias trabalham com o comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e similares em suas embalagens originais. As Farmácias, além de atuarem com a comercialização de medicamentos, também realizam manipulação de fórmulas magistrais e oficiais.

Contabilidade para farmácias e Indústrias Farmacêuticas

Devido à demanda crescente no Brasil, em relação ao mercado de remédios, grande tem sido a atenção que este setor tem ganhado. Não apenas isso, mas também por causa das boas expectativas em relação aos medicamentos genéricos, o grande consumo das classes C e D, o fácil acesso a softwares de administração de drogarias; o envelhecimento da população e a chance de crescimento do conjunto de produtos para artigos de higiene, limpeza, perfumaria e outros itens de conveniência.

Essa expansão atrai um interesse cada vez maior de empresários por redes de Farmácias exclusivas. Por ser uma área bastante peculiar, é importante que o empreendedor, ao dar início a essa atividade, consulte um contador especializado em Indústrias Farmacêuticas.

A Contabilidade é a responsável por apresentar ao cliente, que deseja abrir uma Farmácia, tudo o que é importante para que o novo estabelecimento esteja regularizado e, e assim que inaugurado, auxiliar em toda a sua gestão.

Isso inclui uma ativa participação da contabilidade no que diz respeito ao processo de abertura, cadastramento na Vigilância Sanitária, ela ajuda também a conseguir a Autorização de Funcionamento de Farmácia e Drogarias (AFE), escolher a tributação adequada, Inscrição Estadual, Lucro Real e Presumido, Simples Nacional entre outros serviços.

Portanto, o melhor remédio para saúde financeira de uma Farmácia ou Drogaria é a contratação de uma contabilidade especializada Farmácia, que auxiliará o empreendedor desde a elaboração do plano de negócios, até a abertura e andamento da empresa.