skip to Main Content
Contrato De Factoring: O Que Preciso Saber Sobre

Contrato de Factoring: O que preciso saber sobre

Contrato de Factoring: O Guia Essencial

Tudo a respeito do contrato de factoring

O factoring é uma opção de financiamento utilizada pelas empresas para levantar dinheiro mais rapidamente. Com um contrato de factoring, sua empresa pode receber pagamentos de seus clientes mais cedo do que se você esperar até que eles lhe paguem diretamente.

Entretanto, o factoring não é adequado para todas as empresas. Funciona melhor para empresas que vendem produtos e serviços a crédito a outras empresas ou atacadistas que não são seus clientes finais. 

Os contratos de factoring também são conhecidos como contratos de recurso, porque incluem uma provisão que o credor pode “recorrer” – ou recuperar – seu investimento se a empresa não cumprir e não puder cobri-lo com seus próprios ativos. Continue lendo para descobrir mais sobre o factoring e por que ele pode ser adequado para seu negócio.

Veja também:

O que é factoring?

Um contrato de factoring permite que um financiador terceirizado compre os futuros recebíveis de uma empresa. As empresas podem vender seus recebíveis a investidores terceirizados, que então se tornam responsáveis pela cobrança do dinheiro.

É uma forma de financiamento sem recurso que lhe permite receber dinheiro agora para as vendas futuras de sua empresa. Você vende os créditos de sua empresa a uma empresa de factoring terceirizada. 

A empresa de factoring disponibiliza fundos para sua empresa em troca do direito de reivindicar o dinheiro de seus clientes. Se você não conseguir cobrar os recebíveis, a empresa de factoring é responsável por cobrir o prejuízo.

O factoring pode ser usado para todos os tipos de negócios, mas é mais comum para empresas que vendem produtos e serviços a crédito a outras empresas ou atacadistas que não são seus clientes finais.

Contabilidade Para Factoring - Contabilidade na Vila Mariana - SP | Tributus Contabilidade

Por que usar um contrato de factoring?

O factoring é uma excelente opção de financiamento, especialmente se sua empresa tem falta de dinheiro e precisa de um rápido influxo de capital. Um contrato de factoring também pode ser benéfico se seus clientes lhe pagarem com atraso ou se você quiser acelerar as cobranças, pois uma empresa de factoring pode obter o pagamento mais cedo do que se você esperar até que o cliente final lhe pague. 

Muitas vezes, o factoring é usado em conjunto com um empréstimo a curto prazo para proporcionar maior flexibilidade. Por exemplo, você pode usar um contrato de factoring para ajudar a fazer pagamentos sobre um empréstimo de curto prazo até que os rendimentos de um cliente ou cliente sejam recebidos.

Como funciona o factoring?

Se sua empresa for aprovada para um contrato de factoring, a empresa de factoring comprará suas vendas futuras por um preço fixo. O contrato então dá à empresa de factoring o direito de cobrar pagamentos de seus clientes e cobrar o valor total de sua empresa.

Digamos que sua empresa vende produtos a um atacadista e tem um ciclo de vendas de 45 dias. Normalmente, você receberia o pagamento do atacadista após 45 dias, mas, com um contrato de factoring em vigor, você pode receber o pagamento da empresa de factoring no final do dia após a venda ocorrer.

As empresas de factoring normalmente exigem que você esteja no negócio há pelo menos 12 meses e tenha uma classificação de crédito alta o suficiente para garantir um contrato. Você também precisará ter capital de giro adequado para suportar o contrato de factoring.

Vantagens do uso do factoring

  • Você recebe o fluxo de caixa assim que a venda ocorre. Com um contrato de factoring em vigor, você recebe o pagamento da empresa de factoring assim que a venda ocorre. Se a venda for feita a crédito, você normalmente recebe o dinheiro antes que os termos do contrato expirem. Isso permite que você use o dinheiro conforme sua necessidade. 
  • Um contrato de factoring pode ser uma excelente fonte de financiamento para startups. Empresas mais novas podem não ter clientes existentes ou contratos que possam ser usados como garantia. Como resultado, elas podem não se qualificar para um empréstimo tradicional. Entretanto, um contrato de factoring pode proporcionar uma infusão rápida de capital e ajudar o negócio a começar a funcionar.
  • Você pode usar um contrato de factoring para acelerar as cobranças. Se seus clientes lhe pagarem com atraso, um contrato de factoring pode ajudar a agilizar as cobranças. Uma empresa de factoring pode perseguir o pagamento de seus clientes e pressioná-los a pagar o mais rápido possível. Isso pode ser útil se você tiver um cliente ou clientes de pagamento lento.

Desvantagens do uso do factoring

  • Você deve ter um bom crédito. A maioria das empresas de factoring exigirá que seu negócio tenha uma boa classificação de crédito. Se você tiver uma classificação de crédito baixa ou nenhum histórico de crédito, será difícil garantir um contrato de factoring. 
  • Talvez você tenha que pagar um desconto. Em troca de receber os fundos mais cedo do que o esperado, você pode ter que pagar um desconto. Este é geralmente um percentual do valor total da dívida que você espera receber de seus clientes. 
  • Talvez você tenha que pagar juros sobre o contrato de factoring. A maioria dos contratos de factoring cobra juros. O valor e a taxa variam de acordo com a classificação de crédito de sua empresa e o prazo do contrato.

A Tributus está pronta para ajudá-lo!

Se precisa fazer um contrato de factoring, mas não faz nem ideia pode onde começar, conte com a Tributus.

Nós, da Tributus, pode auxiliá-lo nesse processo, somos especialistas em contabilidade para factoring.

CLIQUE AQUI E GARANTA SEU CONTRATO DE FACTORING!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Tributus?

Somos uma Empresa Contábil em São Paulo, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @grupotributus

Sucesso e até logo.

Assine nossa Newsletter

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Tributus Contabilidade.

Somos uma equipe de profissionais preparados, capacitados, especializados e completamente dispostos a entregar o melhor para você! Somos especialistas em prestar serviços contábeis voltados à(ao/s): 

  • Gestão tributária;
  • Departamento pessoal;
  • Contratos societários.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior esquerdo.

Até breve!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

5/5 - (1 vote)
Summary
Contrato de Factoring: O que preciso saber sobre
Article Name
Contrato de Factoring: O que preciso saber sobre
Description
Contrato de Factoring: O Guia Essencial. Leia o artigo que preparamos e confira mais informações sobre o assunto.
Author
Publisher Name
Tributus Contabilidade
Publisher Logo
This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top
Recomendado só para você
Tudo o que você precisa saber para abrir sua empresa…
Cresta Posts Box by CP

ATENÇÃO

Estão usando o nome da Tributus e Banco Panamericano para dar golpe de DECORE, não caia no Golpe, use nossos números de contatos oficiais do site para dúvidas!